segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lagartixa Doméstica

Lagartixa Doméstica - Hemidactylus mabouia
Um exemplar do réptil mais comum do nosso cotidiano, porém, com uma camuflagem adaptada à mata, local onde foi flagrado.
Embora seja muito comum no Brasil, a espécie foi trazida acidentalmente da África.
Ao contrário do mito popular, é um animal que não faz mal à saúde humana. Além disso, sua dieta, baseada em mosquitos, moscas e outros insetos, ajuda a manter esses "vilões" sob controle, contribuindo conosco.
Costumam se esconder durante o dia, se abrigando do calor excessivo, e sair à noite, para se alimentar ou acasalar. Durante periodos chuvosos é comum elas saírem à luz do dia também.
Muitas pessoas matam esses animais à vassouradas ou chineladas acreditando que eles são vetores de doenças (costuma-se dizer que ela transmite o "cobreiro").
Na verdade, a única doença nisso tudo é originada pela ignorância das pessoas, e a ela se dá o nome de ZOOFOBIA. É importante dizer que atitudes como essa só tornam a vida humana mais difícil. Matar um animal que nos ajuda é tornar o mundo cada vez pior para se viver.
Ajude a preservar mais esta espécie, propague estas informações... nem todo réptil é venenoso ou perigoso (a minoria, na verdade, é venenosa e perigosa, mas nem por isso são pragas e precisam ser preservados também).
Se você acha o animal nojento, tudo bem, deixe-o em paz, ele também não é muito chegado em contato com humanos (quando um não quer, dois não brigam).
Amar a natureza, em muitos casos, é manter DISTÂNCIA dela!!!

4 comentários:

  1. Resumindo:

    - LAGARTIXAS NÃO FAZEM MAL A SAÚDE;
    - LAGARTIXAS NÃO SÃO VENENOSAS;
    - LAGARTIXAS ELIMINAM INSETOS INDESEJÁVEIS;
    - LAGARTIXAS NÃO ATACAM HUMANOS (MESMO QUE SEJAM CRIANÇAS);
    - LAGARTIXAS NÃO ATACAM PLANTAÇÕES;
    - NÃO SE DEVE MATAR LAGARTIXAS, ELAS SÃO ÚTEIS NO CONTROLE DE INSETOS;
    - SÃO UM BOM EXEMPLO DE RÉPTEIS PARA APRESENTAR O TEMA AOS PEQUENOS;
    - PROTEJA - LEVE ESTA INFORMAÇÃO ADIANTE.

    ResponderExcluir
  2. Odeio tem uma no meu quarto nesse exato momento. Como eu expulso essa coisa daqui? Primeiro ei tenho medo, segundo não mata-la mas eu tenho q tirar isso da minha frente, estou sem vassoura sem sandália...pq joguei todas q eu tinha no quarto perto dela pra ver se ela corria, mas se fez de morta "affz" e ai o q eu faço? Eu não vou sair do quarto pq to com medo e ela não vai sair da porta do quarto pq ta com medo de mim! Uma dica por favor (urgente) desde da agaradeço.

    ResponderExcluir